quinta-feira, dezembro 08, 2011

Maramata promove seminário sobre manguezais


O prefeito Newton Lima abrirá na próxima terça-feira (13), a partir das 9 horas, no auditório da Fundação Cultural (Fundaci), no centro da cidade, o I Seminário Manguezais de Ilhéus. Realizado pela Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Fundação Maramata), o evento é dirigido, entre outros públicos, a estudantes (universitários e de nível técnico), membros de organizações não governamentais e representantes de colônias de pesca e entidades de natureza ambiental.
Os principais objetivos do seminário são contribuir para o conhecimento da ecologia dos manguezais do município e analisar a atual degradação causada por aterros para construção urbana, servindo de suporte e conteúdo na elaboração de novas estratégias de gestão, conservação e preservação, passíveis de implementação em um tempo futuro.
“Com este evento, queremos apresentar os diversos problemas observados nas áreas de manguezais de Ilhéus, provocados pela pressão antrópica do homem. Além disso, desejamos também elencar as ações que podem ser realizadas para minimizar a degradação existente, visando fazer com que os recursos disponíveis sejam utilizados de forma racional e sustentável”, explica o diretor-presidente da Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata, Antônio Olímpio.
Ainda na opinião do presidente Antônio Olímpio, o evento é importante para que o tema conquiste um maior reconhecimento, por parte da sociedade civil, dos gestores públicos e das instituições de ensino, de que os manguezais são ecossistemas de grande relevância socioambiental. “Outra proposta é mostrar que os recorrentes impactos oriundos da pressão promovida pelo desenvolvimento econômico têm ameaçado esses ecossistemas e a própria biodiversidade, além de gerar diversos problemas sociais como a descaracterização das populações tradicionais”, afirma.

Nenhum comentário: