Grupos de jovens, idosos e gestantes, que são atendidos diariamente pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS I e II) se divertiram muito na terça-feira (20), com sorteios de brindes, som ao vivo e muitas guloseimas, durante a confraternização de final de ano, que marcou o encerramento das atividades de 2011, realizada na União dos Servidores Municipais de Itabuna – Usemi.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Marina Silva o evento é resultado da realização de um processo de fortalecimento de laços familiares e da gestão pública, envolvendo grupos de várias localidades de Itabuna. No encontro, esses vínculos foram evidenciados a partir do entrosamento entre os grupos de jovens e idosos, premiados com brindes e entre as gestantes, que estão na fase final da gravidez, premiadas com um kit de enxoval para criança.
Para a usuária do Cras II, em Nova Ferradas, Enoi Cardoso Santos, de 78 anos, as atividades desenvolvidas durante o ano pela unidade trazem um bem-estar muito grande para a comunidade. Ela revela, ainda que “o Cras é uma fonte de saúde, carinho, alegria e desenvolvimento para os idosos, principalmente para aqueles que não tiveram juventude”.
Atendimentos
Este ano, as duas unidades do Cras atenderam entre 2,5 mil a 3 mil famílias, com a prestação de serviço básico de Assistência Social durante encontros semanais, de segunda às sextas-feiras, em Grupos de Convivência; Idosos; Gestantes; Crianças; Agentes Comunitários de Saúde e do Projovem. Nesse período, o público participa de dinâmicas, capacitações, terapias e geração de renda.
A assessora do Cras I e II, Paloma Sodré explica que as duas unidades trabalham com o objetivo de garantir o acesso aos direitos sócio-assistenciais básicos a população itabunense, e ao mesmo tempo, atuam em rede com as demais secretarias de governo, visando atender as demandas solicitadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário