sexta-feira, dezembro 02, 2011

Novidade no rádio: Reportagem externa sem operador no estúdio

A Teletronix sempre ligada em inovação e tecnologia, registrou mais uma patente de invenção junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual), o ARS300 - Sistema de Reportagem Automática, o produto mais inovador para emissoras de Rádio, agora reportagem externa sem ter uma pessoa na emissora é possível.
A seguir Michel Silva entrevista Eng. Rogério Correa, diretor da Teletronix que conta tudo sobre este novo produto. Confira!

Eng. Rogério, como surgiu a ideia de criar este novo produto?

Resp: Até alguns anos atrás este produto não teria sentido, uma vez que não existia computador e as emissoras quando estavam no ar fatalmente tinham um colaborador trabalhando para colocar as músicas, vinhetas e comerciais, etc, pois os sistemas convencionais da época exigiam isto, porém com o surgimento dos computadores esta realidade mudou, o que levou os radiodifusores a investir em automação.
O problema é que esta automação ainda não é completamente eficiente, pois mesmo com o computador informando hora certa, organizando as músicas, entre outras, ainda não permitia por exemplo que o repórter entrasse no ar a qualquer momento, estando a emissora sem operador no local. Foi então que surgiu a ideia, porque não criarmos um produto tal, que estando a emissora operando somente com o computador em um final de semana por exemplo, o repórter ou uma pessoa habilitada entrasse no ar automaticamente através do telefone? Foi isso que criamos, o Sistema de Reportagem Automática – ARS300, um equipamento inteligente previamente programável para que se entre no ar sem ter nenhum operador na emissora, simplesmente conectado a uma linha telefônica ou mesmo em um ramal DDR no estúdio.

Como funciona na prática o ARS300?

Resp: Quando o repórter liga para o número de telefone conectado ao ARS300, o equipamento atende a chamada após uma determinada quantidade de toques, programáveis, em seguida é necessário digitar uma senha, também programada, a senha é confirmada através de um sinal emitido, após emissão deste sinal basta ao repórter pressionar a tecla tralha # (ou jogo da velha) que o equipamento baixa gradativamente o som do programa e coloca o repórter no ar automaticamente, possibilitando a divulgação da mensagem de qualquer lugar do mundo. Para finalizar a reportagem é bem simples, basta pressionar no telefone/celular a tecla asterisco * que o ARS300 desconecta a chamada e sobe gradativamente o som do programa voltando a transmitir a programação da emissora.

Mas como é a ligação do equipamento no estúdio?

Resp: Muito simples Michel, o sinal de programa (PGM) estéreo sai da mesa de som e é conectado na entrada do ARS300, também estéreo, após passar pelo equipamento o sinal é enviado para o processador de áudio, link transmissor ou transmissor FM/AM. Após instalação o equipamento passa a ter controle sobre a programação e o que é enviado ao ar.

Mas e a gravação da censura, como fica?

Resp: Muito boa a pergunta Michel, para isto colocamos no ARS300 uma entrada e saída específica para o gravador de censura, então o sinal ao passar por ele é direcionado ao gravador, portanto o áudio direcionado à censura já está mixado com o que o repórter falou no ar, cumprindo desta forma a legislação.

Como que fica a segurança para o radiodifusor quando alguém ligar para telefone ou o DDR que está o ARS300?

Resp: O equipamento é totalmente seguro, ele possui duas senhas de seis dígitos cada, uma senha de configurações do equipamento e outra para liberar a reportagem via telefone, para alterar a senha de reportagem é necessário ter senha anterior e ter a de configuração em mãos, como estas senhas possuem seis dígitos cada, teremos então dez milhões de combinações cada uma, o que torna impossível alguém entrar no ar sem o conhecimento delas. O equipamento é configurado na fábrica com a senha simples, durante a instalação do ARS300 é imprescindível que seja feita a troca destas senhas.
Quando um colaborador que tenha acesso as senhas for desvinculado da emissora, orientamos que seja realizada a troca delas imediatamente, para que seja mantida a segurança da rádio. Para aumentar ainda mais esta segurança o ARS300 possui um sistema BY-PASS, que é acionado ao desligar o equipamento, e o sinal de PGM passa normalmente sem interferir na programação mesmo desligado, podendo a emissora funcionar independentemente deste equipamento, sugerimos que o equipamento seja ligado somente quando não houver nenhum operador na emissora ou quando for executar uma reportagem externa.

E se o radiodifusor esquecer a senha?

Resp: Essa é uma situação fácil de resolver; por questão de segurança o radiodifusor precisa enviar o equipamento para a Teletronix, pois é necessário que os técnicos reiniciem a memória, imaginamos que ter uma senha ou um dispositivo padrão que reinicie automaticamente o ARS300 seria muito arriscado, este é mais um detalhe desenvolvido para que a segurança da emissora seja mantida.

O ARS300 possui mais algum diferencial?

Resp: Além de toda esta tecnologia o ARS300 possui um sistema que dispara automaticamente uma vinheta com uma trilha musical, por exemplo: ao entrar no ar este sistema é acionado e dispara uma vinheta gravada tipo “Plantão de Reportagem da Sua Rádio” e em seguida continua em forma de trilha musical de fundo que será mixada a voz do repórter no decorrer da mensagem, causando a impressão de que há alguém operando a emissora, o que de fato não é verdade, deixando esta operação super profissional executada somente através do ARS300.

Qual a importância deste novo equipamento?

Resp: O equipamento oferece vários benefícios inclusive serviços sociais: Imagine que em um final de semana sem ter ninguém na rádio, um fato importante aconteça na cidade e a população tenha que tomar conhecimento deste fato, com o ARS300 instalado a notícia pode ser divulgada em primeira mão, informando a população, oferecendo assim um serviço de utilidade pública e a emissora se destaca perante seus concorrentes com praticidade, facilidade e rapidez. Além de oportunamente oferecer ao comércio local a possibilidade de criar promoções relâmpagos e divulgá-las a qualquer momento através do repórter.

Como adquirir o ARS300?

Resp: Bem simples, basta entrar em contato com a Teletronix através do telefone (35) 3473-3700 ou pelo e-mail vendas@teletronix.com.br, ou ainda visitar nosso site www.teletronix.com.br e solicitar informações, valores, formas de pagamento, etc. Posso garantir, é simples, de fácil instalação e com excelente custo benefício, o próprio equipamento se paga com sua funcionalidade, e em pouco tempo!

Nenhum comentário: