Reforçar o policiamento nos pontos turísticos de 36 cidades baianas, entre elas Salvador, no período de férias, é o objetivo da Operação Verão da Polícia Militar, iniciada nesta sexta-feira (2) e que se estende até 12 de fevereiro de 2012. O anúncio foi feito pelo governador Jaques Wagner, durante solenidade no Jardim dos Namorados, orla da capital, que contou com as presenças do titular da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Maurício Barbosa, e do comandante-geral da PM, coronel Alfredo Castro.
“É uma operação que vai envolver 12 mil homens, nos períodos mais festivos, até o carnaval, com o emprego de 110 motos novas, 60 veículos novos e seis triciclos para garantir maior mobilidade aos policiais”, afirmou o governador. Para Wagner, a garantia de segurança para baianos e turistas, nesse período, vai aquecer a economia do Estado. “Com a ocupação massiva do setor hoteleiro, novas oportunidades de emprego serão criadas nas áreas do comércio e de serviços”, vislumbrou Wagner.
De acordo com o coronel Castro, Salvador e região metropolitana já têm à disposição o apoio de 216 policiais militares das Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipe), nos finais de semana, com o suporte de 58 caminhonetes. “A previsão é de incrementar 2 mil policiais por dia nas ruas, para dar maior tranquilidade à população baiana e aos turistas que nos visitam”, garantiu o comandante, ao reiterar o investimento de R$ 9 milhões em equipamentos de segurança.
Segundo o secretário Maurício Barbosa, a SSP está no processo de aquisição de 250 câmeras de videomonitoramento, que serão incorporadas aos 150 equipamentos existentes na capital. “No primeiro trimestre do ano que vem, vamos apresentar o centro de comando e controle, onde haverá a centralização dessas imagens, como mais um reforço para a segurança pública do nosso Estado”, assegurou o titular da SSP.
Secretário e comandante afirmam que as ações de segurança pública não estarão somente nas áreas de visitação de Salvador. “Enquanto focamos o policiamento nos pontos turísticos, vamos concentrar outro policiamento nas regiões periféricas, o que significa que toda a cidade vai ganhar”, disse Barbosa. “Vamos reforçar a presença policial nas áreas de bancos e centros comerciais, onde há grande movimentação, devido às festas de fim de ano”, completou Castro.
Triciclos - A PM de Salvador será a primeira polícia no Brasil a utilizar seis triciclos elétricos, do modelo Bikebord, durante o policiamento na orla. O veículo de três rodas é um equipamento em alumínio, com freios hidráulicos, de fácil manutenção e está dentro da velocidade prevista para ronda urbana - de 30 km a 40 km/h. Além disso, ele tem autonomia de bateria medida pelo uso da quilometragem.
Os triciclos foram adquiridos com o intuito de cobrir áreas mais extensas, garantindo mais conforto e agilidade para a tarefa do oficial que faz policiamento a pé.
Nenhum comentário:
Postar um comentário