sexta-feira, dezembro 16, 2011

Prefeito de cidade na Grande Fortaleza e mais 10 são presos

O prefeito da cidade de Pacajus (CE) --distante 51 km de Fortaleza-- Pedro José Philomeno Gomes Figueiredo (PSDB) foi preso, na manhã desta quinta-feira (15), acusado de fraudes em licitações, lavagem de dinheiro público, formação de quadrilha, fraude em procedimentos licitatórios e enriquecimento ilícito. Em operação do Ministério Público e da Polícia Civil, além do prefeito, foram presas outras 10 pessoas, entre elas, a filha e o genro de Philomeno Gomes, o presidente da Câmara Municipal, um vereador, uma procuradora e vários secretários municipais.
           As prisões preventivas e os mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo desembargador Francisco Dorival Bezerra Primo. De acordo com o promotor de Justiça Luís Alcântara, existem provas concretas de que pelo menos R$ 3 milhões desviados da prefeitura.
Na residência do prefeito, a polícia apreendeu um veículo modelo Hilux e R$ 45 mil em dinheiro. De acordo com a Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap), o carro teria sido alugado por contato em nome do município. “Os desvios de verba aconteceram na locação de veículos. Temos provas documentais da ação”, afirma o promotor.
De acordo com Alcântara, os 11 presos foram levados para a Delegacia de Capturas, em Fortaleza. O material apreendido foi encaminhado para a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa, também na capital cearense.
           Os presos foram Pedro José Philomeno Gomes Figueiredo (prefeito de Pacajus), Luciana Pereira Figueiredo (filha do prefeito), Jorge Clementino Diego (genro do prefeito), Érica Leandro de Alencar (procuradora do município), Antônio Héder Holanda da Silva (secretário de Finanças), Neudeci Honorato Erculano (esposa do secretário de Finanças), Valmir de Sousa Falcão (secretário municipal), Anercília Maria de Sousa (presidente da Comissão de Licitação), Francisco Carlos Alves Martins (presidente da Câmara Municipal), Jocélio Bezerra Almeida (vereador) e Vitório Andson de Sousa Lima (contador da Câmara Municipal).

Nenhum comentário: