quarta-feira, dezembro 07, 2011
Saúde promove mutirões para o acompanhamento do Bolsa Família
Com o objetivo de aumentar o percentual de atendimentos aos beneficiários do programa Bolsa Família, do Governo Federal, a Secretaria da Saúde, através da Coordenação de Alimentação e Nutrição, realiza mutirões nas Unidades de Saúde e escolas em dias e horários previamente marcados. Além disso, o Odontomóvel também oferece apoio ao programa, levando aos distritos mais distantes um profissional do Programa Bolsa Família para a realização dos acompanhamentos.
Em Ilhéus, 18.691 famílias são beneficiadas pelo programa Bolsa Família. No dia 2 de dezembro foi realizado mutirão na Escola Moisés Bohana, no bairro da Hernani Sá, com a presença de representantes da Secretaria de Assistência Social na atividade de recadastramento e acompanhamento do Bolsa Família na Saúde. Na terça-feira (6), a unidade Móvel Odontológica esteve na Barra de Itaípe, realizando o acompanhamento do Bolsa Família. Os atendimentos neste bairro foram realizados até esta quarta-feira (7).
Ainda nesta quarta-feira (7), foram feitos os atendimentos na Unidade Básica da Urbis durante todo o dia. Já nesta sexta-feira (9), será atendida a população do Nelson Costa, da Unidade Saúde do bairro, nos períodos matutino e vespertino. O dia 19 de dezembro o mutirão será realizado na localidade de Sapucaieira. No período da manhã o mutirão será feito no local de atendimento médico e já no período da tarde será realizado na escola indígena do local.
Segundo da a coordenadora de Alimentação e Nutrição da Secretaria da Saúde, Andrea Spier, diversas condicionantes devem ser cumpridas e essas exigências têm como objetivo oferecer e garantir assistência básica de saúde, contribuindo para a redução da mortalidade infantil e materna. Os beneficiários que não realizam acompanhamento da saúde podem sofrer penalidades como o bloqueio e corte de benefício de renda.
Andrea reforça que todos os beneficiários devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa para realizar o seu acompanhamento, pelo menos duas vezes ao ano. “Os beneficiários também devem atualizar seu endereço junto ao Setor do Bolsa Família, na Secretaria de Assistência Social, e manter a frequência das crianças e adolescentes na escola”, explica a coordenadora.
O Bolsa Família é um programa do Governo Federal que visa a transferência direta de renda beneficiando milhares de famílias em situação de pobreza. Além dos programas complementares e da transferência de renda, o Bolsa Família apresenta algumas condições para que o usuário receba o benefício. Essas condicionalidades reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário