O “agito” do verão de Ilhéus começa com a festa da puxada do mastro de São Sebastião que promete “bombar” a Estância Hidromineral de Olivença. Desde quinta-feira (5) até este domingo (8), o público – nativos misturados com turistas de diversas partes do país – participam dos festejos, que começou com a tradicional alvorada, a partir das 5 horas da manhã, seguida de desfile do bloco dos mascarados, diversos rituais, acendimento da pira olímpica, hasteamento de bandeiras, shows musicais, cortejo das camponesas, grupos de capoeira e manifestações culturais. Tudo isso acontece num palco montado na praça Cláudio Magalhães.
A organização do evento – Secretaria de Turismo e administração de Olivença – anunciou que a festa começou às 16 horas desta quinta-feira (5), com a apresentação do cortejo das camponesas, denominado de Boi Estrela, seguido de show musical. Para esta sexta-feira e sábado, sempre a partir das 22 horas, se apresentam diversas atrações regionais. No palco, vão se apresentar as bandas Jeito Bom, Langerie Perfumado, Sambágua, Chupeta de Ganso, dentre outras.
Já no domingo (8), ponto alto das festividades, o público – nativos misturados com turistas de diversas partes do país – terá a oportunidade de assistir alvorada, a partir das 5 horas da manhã, desfile do bloco dos mascarados e rituais, acendimento da pira olímpica, hasteamento de bandeiras, shows musicais, cortejo das camponesas, grupos de capoeira e manifestações culturais. Tudo isso acontece na praça Cláudio Magalhães.
Para o mesmo dia, as atividades começam por volta das 5h30min, quando os machadeiros e puxadores recebem a bênção na frente da igreja matriz e partem para a mata do Ipanema. Às 15 horas, a puxada do mastro inicia pela praia e encerra às 18 horas, com sua chegada na praça e arreamento das bandeiras e apaga o fogo simbólico da pira.
A Estância Hidromineral de Olivença é um dos locais mais procurados por turistas principalmente na alta estação, por causa de suas belezas naturais. É ainda um sítio mais requisitado para a prática do surfe. A festa, que faz parte do calendário turístico de Ilhéus é realizada sempre na primeira semana de janeiro, mesclada com o profano e a fé cristã.
Além do apoio de todas as secretarias de Ilhéus, o evento terá o reforço de integrantes do Corpo de Bombeiros, polícias Civil e Militar, Samu e de contingentes da Guarda Municipal, agentes de trânsito e de salva-vidas. Já os empresários do setor de transportes intermunicipais e urbano se comprometeram em colocar ônibus extras durante os dias da festa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário