A construção de uma nova ponte em Ilhéus foi recebida com satisfação por moradores, turistas e representantes do comércio e do turismo. No final de dezembro, o Governo da Bahia lançou o edital da contratação da empresa especializada em consultoria para elaboração dos projetos finais de engenharia da obra, que ligará o centro da cidade ao bairro Pontal, entre a praia do Cristo e o Morro de Pernambuco. Além de melhorar o sistema de transito em Ilhéus, a nova ponte vai integrar o Sul e o Extremo Sul da Bahia via litoral, desafogando a Ponte Lomanto Junior, que já não suporta o fluxo atual de veículos.
A obra terá investimentos de R$ 100 milhões, com parte desses recursos incluída na emenda da bancada baiana no Orçamento da União, com 700 metros de extensão por 20 de largura, além de 1.500 metros de vias de acesso, com uma altura de 25 metros em relação ao nível do mar no vão central, para permitir o tráfego de embarcações na Baia do Pontal. A ponte será do tipo estaiada, com cabos de aço que sustentam a estrutura e a previsão é de que as obras comecem no segundo semestre deste ano.
Para Thiago Alves, guarda municipal, morador do bairro Teotônio Vilela, “atualmente em alguns momentos do dia fica bastante complicado chegar ou sair da zona sul de Ilhéus o que não acontecerá mais, com essa obra que o Governo da Bahia vai realizar”. Luciano Santos, morador do bairro Barra de Itaípe, afirma que “uma nova ponte vai ajudar a desobstruir o trânsito, facilitando a vida dos ilheenses e principalmente das pessoas que moram na zona sul da cidade”. “A construção de uma outra ponte é essencial para as pessoas que residem na parte sul da cidade e que precisam se deslocar todos os dias para o centro da cidade. Moro em Ilhéus há 40 anos e sonho em ver essa nova ponte”, ressalta Clodenildo Ribeiro, fotógrafo, morador do bairro Nelson Costa
Silvio Fabiano, lavador de carro, morador do bairro Malhado, afirma que “a cidade cresceu, o número de carros circulando também aumentou e só com uma nova ponte é que Ilhéus terá condições de ter um trânsito mais organizado e seguro tanto para os ilheenses como para os visitantes”. “Quem trabalha e precisa chegar no horário no trabalho no comércio, os transtornos para chegar até o centro são diários, já que em dias de fluxo intenso e principalmente no verão a viagem costuma demorar mais que o dobro de um dia de trânsito normal”, diz a comerciária Tatiane do Carmo Pitanga, moradora do bairro Pontal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário