Atendendo a reivindicações das lideranças e moradores do Assentamento Manoel Chinês, a Prefeitura de Itabuna está concluindo, através das Secretarias de Desenvolvimento Urbano e de Agricultura e Meio Ambiente, a melhoria das condições de acesso à área, com o patrolamento e encascalhamento da estrada vicinal de pouco mais de três quilômetros de extensão e melhoria do sistema de iluminação da comunidade.
O projeto beneficia 40 agricultores atendidos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e que produzem cacau – uma média de 250 arrobas por unidade familiar - e hortifrutigranjeiros que são comercializados em Itabuna. O assentamento tem acesso pelo semi-anel rodoviário.
Segundo o prefeito Capitão Azevedo, as ações do governo municipal foram reivindicadas por lideranças da comunidade de produtores, que vem desenvolvendo uma série de ações em parceria com o governo municipal. Destacou ainda a importância da melhoria da estrada vicinal para o escoamento da produção agrícola, bem como para o transporte de pessoas. Cerca de 40 jovens do assentamento frequentam as escolas do município.
O presidente do assentamento, Álvaro Bispo dos Santos, elogiou a ação do governo municipal de investir na melhoria dos acessos e do sistema de iluminação do Manoel Chinês. Ele destacou que as intervenções também ajudam a facilitar o acesso dos técnicos que prestam assistência à comunidade.
Santos afirmou que o Incra, a quem compete cuidar da implantação e operacionalização do assentamento, não realiza investimentos no Manoel Chinês há vários anos. A líder comunitária Maria Cristina Vitória da Silva, que reside há 12 anos no assentamento, elogiou a iniciativa do governo municipal, entatizando também que ela favorece a o escoamento da produção e o acesso a serviços públicos, “como escola, transporte coletivo e atendimento de saúde”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário