segunda-feira, janeiro 09, 2012

Puxada do Mastro reuniu milhares de Ilheenses e turistas em Olivença

Milhares de ilheenses e turistas participaram no último final de semana, na Estância Hidromineral de Olivença, da tradicional festa da Puxada do Mastro de São Sebastião, um dos principais eventos do calendário de verão do município. A festa, organizada pela Associação de Machadeiros de Olivença e com o apoio da Prefeitura Municipal de Ilhéus, através da Secretaria de Turismo e a administração de Olivença, começou no último sábado, dia 07, e prossegue até o final do mês de janeiro, garantindo a tradição e uma série de eventos religiosos e profanos.
Os festejos começaram às 5 horas da manhã do sábado, com alvorada de fogos anunciando o evento. À noite foi celebrada uma missa solene na Igreja de Nossa Senhora da Escada, com a benção dos machadeiros. Em seguida, na praça Cláudio Magalhães, em frente à igreja, o público curtiu os shows das bandas regionais. No domingo (9), ponto alto da festa, a programação também foi iniciada às 5 horas da manhã com alvorada de fogos. Logo depois os machadeiros seguiram para a floresta para a retirada do mastro. Moradores, ilheenses e turistas tomaram as ruas de Olivença à espera do cortejo formado pelos puxadores do mastro.
Assim como nos anos anteriores, enquanto o ritual da derrubada era realizado na mata de Ipanema, centenas de pessoas encheram as ruas de Olivença de alegria e animação. Após a derrubada do mastro, o cortejo retornou em direção à praça Cláudio Magalhães, fazendo parada para descanso na praia da Sirihyba. A chegada dos mastros à Praça Cláudio Magalhães ocorreu por volta das 18 horas, quando aconteceram o arreamento das bandeiras e o apagar do fogo simbólico da pira no altar de São Sebastião.

Nenhum comentário: