domingo, janeiro 15, 2012

Tráfico invade imóveis do PAC em Manguinhos

A entrega das chaves dos apartamentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no Rio, mudou a vida de milhares de moradores de favelas cariocas. Durante duas semanas, equipe de O DIA frequentou os condomínios do PAC em Manguinhos, Alemão e Rocinha. Nos dois últimos, pacificados, a casa própria já provocou mudança de hábitos. Em Manguinhos, no entanto, o sonho durou pouco. ‘Donos’ do território, traficantes expulsaram os proprietários: pelo menos 12 imóveis já foram tomados.
A investida de criminosos sobre os imóveis do PAC em Manguinhos também alcançou as vias legais. Através de ameaças feitas a recenseadores contratados pelo estado, integrantes do bando liderado por um dos chefes do tráfico na região, Marcelo Pinheiro Veiga, o Marcelo Piloto, conseguiram ganhar apartamentos no condomínio.
Como se fossem moradores de bem, eles conseguiram incluir seus nomes no censo realizado para identificar quem deveria receber os imóveis. O relatório serviu de base para selecionar quem participaria do sorteio das unidades.
Indiferentes às regras de uso descritas no contrato de concessão assinado com o governo, alguns instalaram grades nos corredores dos prédios, restringindo o acesso. Segundo moradores, na maioria dos casos, elas servem de barreiras para impedir a aproximação de desconhecidos a imóveis dos traficantes.

Nenhum comentário: