As portas do comércio de Itabuna serão fechadas às 18 horas. Foi o que decidiu o Sindicato do Comércio de Itabuna, em nota distribuída à imprensa, assinada pelo presidente José Adauto dos Santos Vieira e o vice Eduardo Carqueija Júnior. Justifica o Sindicom: "a fim de fazer com que os trabalhadores cheguem às suas residências ainda com o dia claro pois estamos em horário de verão".
NOTA DO SINDICOM
Já faz alguns anos acompanhamos as notícias sobre nossa querida Itabuna e percebemos a crescente violência a que somos submetidos diariamente. Roubos, furtos, homicídios, são crimes noticiados todos os dias, mesmo com o trabalho ostensivo de nossas polícias que, mesmo longe de terem a estrutura ideal, fazem o possível para nos trazer um pouco de segurança. Nesses primeiros dias de greve da Polícia Militar a sensação de insegurança aumentou. Entretanto, toda a agitação ocorrida na ultima quinta-feira demostrou-se fruto de boataria irresponsável e inconsequente, que provocou o fechamento do comércio no meio da tarde. Nenhum arrastão, nenhuma ocorrência grave envolvendo o comércio ou comerciários foi registrada.
Analisando os fatos e cientes de suas responsabilidades as entidades do comércio, SINDICOM, CDL e ACI, reuniram-se com o Secretário Municipal de Industria e Comércio e representantes das empresas de ônibus, onde se decidiu pela abertura normal do comércio, mesmo enquanto perdure a greve. A decisão mostrou-se acertada, pois nos dias seguintes (sexta e sábado) não se registrou nenhuma ocorrência envolvendo empresas ou seus trabalhadores. Na oportunidade foi solicitado ao poder executivo local que solicite do governo do estado a vinda da Força Nacional de Segurança para a nossa cidade.
A solicitação feita pelo sindicato dos comerciários de fechar o comércio mostrou-se infundada e leva-nos a uma reflexão: por que uma entidade apoia uma greve que coloca em risco os seus representados?
É justo que os empresários, geradores de empregos e pagadores de tributos, tenham que arcar com os prejuízos? Como arcar com nossos compromissos financeiros, pagamento de salários inclusive, sem que as nossas empresas realizem suas operações?
O SINDICOM orienta os seus associados e o comércio em geral para que funcionem normalmente e encerrem suas atividades às 18 horas, a fim de fazer com que os trabalhadores cheguem às suas residências ainda com o dia claro pois estamos em horário de verão, e que estejam atentos para qualquer movimentação anormal e que neste caso fechem seus estabelecimentos.
Esperamos que o bom senso prevaleça e essa situação se resolva o mais breve possível com o retorno dos policiais às suas atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário