quarta-feira, abril 11, 2012

Menino de 3 anos passa 251 dias vivendo com um coração artificial

Aos 3 anos, Joe Skerratt já tem um recorde da medicina no currículo. Ele passou 251 dias com um coração artificial batendo no peito, até ser submetido a um transplante, no ano passado. Mais tempo do que qualquer outra criança no Reino Unido.
De acordo com o jornal Daily Mail, Joe foi diagnosticado com cardiomiopatia dilatada, aos 3 meses de vida. Com pouco mais de 1 ano, ele já havia sofrido três paradas cardíacas. A doença fazia com que o músculo esquerdo do coração, e às vezes o direito, não batesse corretamente, o que dificultava o bombeamento do sangue pelo corpo.
O menino passou nove meses no hospital, ligado a uma máquina de 15 quilos conhecida como Berlim Heart, que auxilia no bombeamento do sangue e serve como um salva-vidas para crianças que esperam por transplante.
- Quando Joe passou a marca de 200 dias no aparelho, começamos a questionar o que mais poderia ser feito se não fosse encontrado um coração. Mas lá no fundo, sabíamos que não havia muita coisa a fazer - relembrou a mãe Rachel - No dia 251, a ligação que nós estávamos esperando aconteceu.
Após 322 dias no hospital, a operação de Joe foi um sucesso. E a família, da cidade de Gillingham, Inglaterra, comemorou a primeira noite em casa com pizza no jantar.
- Joe foi muito sortudo em poder receber um transplante de coração. Há uma falta crônica de doadores de órgãos para crianças no Reino Unido e sempre há várias crianças no hospital esperando por uma doação - explicou o médico Alessandro Giardini, que cuidou do caso de Joe.

Nenhum comentário: