quarta-feira, junho 13, 2012
Agora ou nunca
A grande novidade da cerimônia ficou por conta da parceria firmada entre prefeitura, governo estadual e federal para acelerar os projetos para a construção do Rodoanel. Como a obra de reformulação do Anel Rodoviário já é considerada insuficiente para criar resultados expressivos na melhoria do trânsito do corredor, ficou acertado ontem que os projetos para uma nova via que vai interligar 10 municípios da Região Metropolitana de BH, com mais de 100 quilômetros de extensão, serão priorizados nos próximos meses. "Sabemos que a obra no Anel é uma reforma importante e custosa, mas tomamos a decisão de que é preciso uma nova opção. Queremos focar nossa atuação em uma questão rodoviária, que é o Rodoanel mineiro", afirmou Dilma. Segundo a presidente, a Prefeitura de Belo Horizonte entrará com os levantamentos já feitos sobre a nova via e ficaria responsável pelo projeto do trecho Leste, interligando Sabará, Santa Luzia e a capital. O governo do estado vai coordenar uma parceria público-privada (PPP) para a construção do trecho Norte da nova via, entre Betim e Ribeirão das Neves. Já o governo federal assumirá a construção do trecho Sul, entre Sarzedo, Ibirité e Nova Lima, além de arcar com o financiamento do trecho Leste. O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, adiantou que ainda nesta semana o projeto executivo para o Rodoanel Sul, estimado em R$ 500 milhões, será publicado ainda esta semana. No entanto, apesar do lançamento imediato dos editais para o projeto do novo corredor que pretende desafogar o Anel Rodoviário, a presidente Dilma ressaltou que este tipo de obra é bastante complexo e ainda não tem previsão para ser entregue. "Esses três trechos vão fechar o Rodoanel e com essa divisão será possível fazê-lo em um tempo rápido. Mas tempo rápido para um Rodoanel, que é uma obra muito grande. Em São Paulo por exemplo levou 10 anos, sendo que a obra foi dividida em vários lotes", explicou a petista.
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