Como parte do programa desenvolvido para alfabetização e letramento de alunos da rede municipal de ensino de Itabuna com o apoio do jornal A Tarde, a Secretaria Municipal da Educação realiza nesta quarta e quinta-feira, dias 6 e 7, a formação continuada de professores e coordenadores. O objetivo do encontro na Uniube e no Colégio Divina Providência visa oportunizar a vivência de práticas educativas relevantes com o uso do jornal no contexto educativo. Na quarta-feira, a partir das 13h30min, no auditório da Uniube, o tema abordado será “Alfabetização e Letramento com Jornal”. No mesmo dia, às 19 horas, no Colégio Divina Providência, será enfocado o tema: “As tirinhas em ambientes educacionais”. Na quinta-feira, a partir das 8 horas, na Uniube, será a vez do tema “Literatura e Jornal, um casamento possível”. Desde abril que a equipe do Departamento de Básica (DEB) da Secretaria da Educação vem executando o Programa A Tarde Educação do ano de 2014. Pelo menos 26 das 110 escolas da rede municipal de ensino mandaram representantes para o 1º Encontro do Programa A Tarde Educação do ano de 2014, no dia 9 daquele mês, no auditório da Escola CAIC. Participaram do evento diretores, coordenadores pedagógicos, professores e monitores do Programa Mais Educação, da articuladora do Programa no município, a professora Keylla Valéria Abreu Soares e da diretora do Departamento de Educação Básica, Márcia Lima Santos de Souza e outros representantes das Assessorias do DEB. O programa é uma iniciativa de A Tarde que firmou parceria com diversos municípios baianos, dentre eles Itabuna, por intermédio da Secretaria da Educação. Contempla a distribuição diária de exemplar do jornal nas escolas envolvidas, minicursos no ambiente virtual, bem como oficinas presenciais para formação dos professores cursistas. O objetivo é incentivar os professores a trabalhar com o jornal em sala de aula nas diferentes áreas de conhecimento de forma criativa e prazerosa, contribuindo para práticas educativas voltadas à formação de cidadãos críticos e reflexivos. Os profissionais participantes compreendem que a utilização do jornal em sala de aula se torna mais uma fonte de conhecimento, colabora para a formação de um cidadão mais crítico e fomenta o desenvolvimento das competências de leitura e escrita dos educandos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário