As histórias de corrupção que vieram à tona com a Operação Lava Jato têm despertado reação não apenas da opinião pública, mas também das empresas, que buscam meios de se proteger de casos de fraudes. Ainda assim, pesquisa realizada pela Deloitte com 124 companhias com faturamentos entre R$ 50 milhões e R$ 2,5 bilhões mostra que apenas 20% possuem política anticorrupção divulgada tanto para os funcionários quanto para terceiros. Essa prática, entretanto, deverá se intensificar nos próximos meses, após a regulamentação na semana passada, pela presidenta Dilma Rousseff, da Lei 12.846/13, conhecida como Lei Anticorrupção. Apesar da regulamentação chegar mais de um ano depois que a lei foi promulgada, a advogada Celina Ozorio, especialista em compliance e sócia do L.O. Baptista-SVMF, lembra que desde 29 de janeiro de 2014, quando foi promulgada, as empresas passaram a ser responsabilizadas objetivamente — independentemente de culpa ou dolo — por atos de corrupção e fraude a contratos públicos.
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