segunda-feira, junho 01, 2009

Prefeitura de Ilhéus inicia cadastramento para acesso gratuito no transporte público


Foi iniciado na manhã desta segunda-feira (1°) o cadastramento para que idosos com mais de 65 anos e pessoas portadoras de algum tipo de deficiência tenham acesso gratuito ao transporte público de Ilhéus. As pessoas que já são beneficiadas com a iniciativa também devem comparecer à sede da secretaria para realizar o recadastramento. A lei federal 3.691, que garante este direito à idosos e deficientes foi normatizada em Ilhéus na semana passada pelo prefeito de Ilhéus Newton Lima com a assinatura do decreto municipal 037/2009 durante solenidade no espaço Cruzada do Bem para o Bem.
Durante toda a manhã o movimento foi bastante intenso, principalmente por pessoas que ainda não possuem o cartão. De acordo com o secretário municipal de Assistência Social e Trabalho, Augusto Macedo o procedimento do cadastramento é simples, sendo necessário que o interessado compareça até a sede da secretaria, localizada na rua Vereador Mário Alfredo, s/n, Av. Itabuna, das 8h às 14h portando documentos originais e cópias da carteira de identidade, comprovantes de renda e residência, além do laudo médico atualizado. “Tanto o cadastramento quanto o recadastramento serão realizados dentro de um prazo de seis meses, oferecendo mais tranquilidade e comodidade aos interessados em obter a gratuidade”.
Ainda segundo explicou Augusto Macedo o cartão tem validade de um ano e será adquirido pelo interessado após o processo de apresentação da documentação exigida e por avaliação com uma equipe multidisciplinar da secretaria. “Caso esteja dentro dos critérios definidos pela lei, o interessado deverá receber o cartão num prazo de sete dias”. Segundo explicou a chefe de apoio ao deficiente, Senhora D’Assunção durante este período o interessado poderá acompanhar o andamento de sua solicitação através do site www.acessibilidadeilheus.com.br.
Para ajudar o trabalho de identificação de motoristas e cobradores, e desta forma impedir o uso indevido dos cartões de gratuidade, os cartões serão diferenciados por três cores distintas “sendo que o cartão para deficientes terá a cor azul escuro, o voltado para idosos terá a cor vermelha e o para deficientes com direito à acompanhante será na cor verde”, explicou Senhora D’Assunção. Maiores informações podem ser obtidas por meio do telefone (73) 3634 – 1346.

Nenhum comentário: