terça-feira, dezembro 08, 2009
Um novo capítulo para a história cultural de Ilhéus
O mês de novembro foi absolutamente memorável para a cultura ilheense. A cidade se tornou uma das primeiras do Estado a ter aprovado o seu Fundo Municipal de Cultura, instrumento que trará maior dinâmica para o setor. Na opinião de Maurício Corso, presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, "vivemos dias históricos e bem felizes para a nossa cidade, onde Ilhéus, pela primeira vez, hasteou a sua bandeira como 'Capital Estadual da Cultura' fortalecendo uma ampla integração da sociedade civil com os governos Municipal, Estadual e Federal, em um processo dinâmico de construção das políticas públicas de cultura."
Foi sediando a III Conferência Estadual de Cultura, entre os dias 26 e 29, que os acontecimentos culturais no município atingiram seu ápice. Conferencistas de todos os territórios da Bahia estiveram aqui presentes para discutir a Lei Orgânica da Cultura, eleger delegados e apresentar propostas para a II Conferência Nacional de Cultura que será realizada em Brasília, em março de 2010.
As autoridades que marcaram presença, entre elas: o governador: Jacques Wagner, o ministro da Cultura: Juca Ferreira, o secretário de Cultura do Estado: Márcio Meirelles e o coordenador geral de Relações Federativas e Sociedade do Ministério da Cultura, João Roberto Peixe que declarou ter sido agraciado pela maior conferência representativa de cultura do país, onde estiveram presentes todos os 26 territórios de identidade da Bahia, representando os 417 municípios. No total, 1566 pessoas se inscreveram e 237 cidades trouxeram delegados para a Conferência, onde foi escrita “A Carta Cultural de Ilhéus”, que será levada para Brasília e distribuída para todo Brasil.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário