Entra na reta final a negociação para o reajuste do piso regional de 2012 para 2 milhões de profissionais do Estado do Rio de Janeiro. A bancada dos trabalhadores no Conselho Estadual de Trabalho e Renda vai apresentar hoje proposta de 27,50% de aumento. Além disso, será pedida a redução das atuais faixas de piso, de nove para seis.
Se aprovada, a mudança beneficiaria cerca de 250 mil empregadas domésticas do estado, que teriam ganho real de 32% ao serem incluídas na faixa 3. Com isso, o piso da categoria saltaria dos atuais R$ 639 para R$ 845.
Segundo o presidente do Conselho Estadual de Trabalho e Renda, Idalécio Wanderley, o objetivo da redução de faixas é aproximar os pisos salariais de profissões que têm funções semelhantes. Assim, a faixa 2, das domésticas, seria incorporada à faixa 3 (serviços administrativos e lavadeiras, entre outros).
O presidente do Conselho explicou também que o índice de 27,5% que será apresentado pela bancada dos trabalhadores — na reunião com integrantes da bancada empresarial e dos demais segmentos de categorias — é composto de 14,26% (Produto Interno Bruto mais inflação pelo INPC dos últimos 12 meses) e 11,26% para recompor perdas. O restante será para obter aumento real.
O reajuste do piso regional aprovado em 2011 foi de 9,86%. Procurado pelo jornal O DIA, o conselheiro da bancada dos empresários, Natan Schiper, não comentou o índice que será apresentado hoje por estar em viagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário