Cercada de sigilo, a pauta que a presidente Dilma Rousseff cumpre hoje na Capital deve incluir novidades sobre a construção da nova ponte do Guaíba. O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, foi chamado às pressas para a comitiva a fim de subsidiar Dilma com informações sobre a obra.
Aideia de incluir a ponte do Guaíba na visita surgiu no domingo, diante da escassa agenda que a presidente teria na Capital. Oficialmente, Dilma teria apenas um compromisso: uma solenidade no Cais do Porto para divulgar investimentos para a agricultura familiar. No final de semana, contudo, ela decidiu incrementar a visita com uma das obras mais esperadas pelos gaúchos.
Pouco antes das 11h de ontem, Dilma chamou Passos ao Palácio do Planalto. Durante a reunião, a presidente determinou que o ministro desmarcasse seus compromissos pré-agendados para hoje, de forma que pudesse acompanhá-la na viagem a Porto Alegre. De imediato, Passos requisitou ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes informações sobre o estudo de viabilidade da ponte. Junto, solicitou dados sobre a construção da Rodovia do Parque (BR-448).
No Planalto e no ministério, contudo, passou a vigorar uma lei do silêncio sobre o anúncio. Assessores e técnicos foram proibidos de vazar informações. Em Porto Alegre, a equipe do governador Tarso Genro foi avisada, mas também evita comentar a agenda de Dilma. Ontem à noite, a presidente ligaria para Tarso para fechar os últimos detalhes da visita.
Oficialmente, o cronograma da viagem de Dilma prevê apenas a solenidade no Cais do Porto, às 16h15min. Dilma já confidenciou a assessores próximos que deve passar a noite em Porto Alegre, ao lado da família. O motivo é pessoal: amanhã, a presidente completa 64 anos e pretende comemorar o aniversário ao lado da filha Paula e do neto Gabriel. O ex-marido Carlos Araújo também é esperado para a comemoração reservada, mas despista sobre o local escolhido pela presidente:
– Normalmente, os encontros costumam ser aqui em casa. Mas este não posso confirmar – explica Araújo.
A equipe presidencial também não confirma até quando a presidente permanece na Capital. Nos bastidores, comenta-se que ela voltará a Brasília amanhã à tarde, após o almoço de aniversário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário