Após 15 anos de negociações, que sofreram várias interrupções, o governo brasileiro finalmente decidiu pela escolha do avião sueco Gripen NG, fabricado pela Saab, para compor a principal frota de caças da Força Aérea Brasileira (FAB), em substituição aos 12 Mirage 2000 franceses, que estão obsoletos. Os Mirage serão aposentados ao final do ano, mas a FAB ainda conta com 46 caças F-5 EM/FM, norte-americanos, que foram modernizados e ainda podem voar até 2025. O anúncio foi feito ontem pelo ministro da Defesa, Celso Amorim. Também estavam na disputa da última etapa do processo — iniciada em 2008 no governo Lula — o caça norte-americano Boeing F-18E/F Super Hornet e o francês Dassault Rafale F3. O valor de aquisição de 38 caças suecos será de US$ 4,5 bilhões, equivalente a R$ 10,54 bilhões. Esse valor será pago em etapas, até 2023, e o primeiro pagamento deverá sair do orçamento da União de 2015, após finalizada a etapa de discussão do contrato —que pode demorar entre 10 e 12 meses, quando serão discutidas as garantias contratuais necessárias. Se não houver atrasos, a previsão de entrega do primeiro caça à FAB é no final de 2018.
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